Essas ponderações são bem adequadas ao momento em que vivemos. Apesar de todos acharem que o mundo e particularmente o Brasil ultrapassou os momentos mais difíceis da crise, devemos agir com cuidado, pois pode vir o repique dela e com muito mais intensidade, como em um tsunami em que vem uma onda forte e depois de uma certa calmaria, outra, milhares de vezes maior.
Na realidade os motivos que levaram a crise continuam. Apesar da esperança no novo presidente americano, a economia lá continua desequilibrada e a brasileira esta seguindo o mesmo caminho.
A grande crise ainda está por vir. Algumas questões:
1.) Nos EUA e na Europa quem vai pagar o socorro ao sistema financeiro?
2.) E as grandes mudanças e regulamentações que Obama prometeu?
3.) Como um país em que se investiu muito pouco em infra-estrutura, saúde e educação nos últimos 30 anos pode ser considerado a “bola da vez”?
No Brasil, 2010 será um ano de eleições em que não teremos grandes novidades. A candidata do governo, a preferida do mercado financeiro tentará ser eleita contando que o carisma do presidente poderá lhe transferir votos (a sua grande obra o PAC, empacou). O outro candidato temido pelo mercado, pois poderá fazer um sério ajuste fiscal, praticamente naufragou nas enchentes do verão.
Pode ser que a bolsa volte a subir e chegue a 85.000 pontos como prevêem alguns analistas. Mas devemos ter cautela. O dólar, seguindo uma tendência mundial, deverá se valorizar em relação à moeda brasileira. Os imóveis, super-ofertados no Brasil e com o mercado em crise, praticamente no resto do mundo, não serão uma boa opção de investimento. O Ouro deverá continuar subindo, refletindo a insegurança, a alta do dólar e o mercado externo: Os Fundos DI devem ser beneficiados pelo esperado aumento da Selic de 8,75% até 11% durante o ano. As aplicações em CDBs Pós-Fixados e com liquidez imediata também serão outra boa opção.
Portanto, devemos ser conservadores e dar o pulo do gato, ou melhor, do tigre sómente quando estivermos muito conscientes e seguros da situação

Danilo Barossi Cury
dbc@nicolau.com.br
Read more!