span.fullpost {display:inline;} LN Informa - Blog do Laboratório Nicolau: Saúde Geral de Idosos: Odontogeriatria

24 de fev. de 2010

Saúde Geral de Idosos: Odontogeriatria

SAÚDE GERAL DE IDOSOS QUE BUSCAM TRATAMENTO ODONTOLÓGICO ESPECIALIZADO EM ODONTOGERIATRIA : UM ESTUDO PILOTO.

Resumo

A medicina e a odontologia devem interagir trocando informações principalmente no atendimento a pacientes idosos, uma vez que fatores bucais podem agravar a evolução de doenças sistêmicas e estas podem comprometer o trabalho odontológico e/ou qualidade de vida dos indivíduos afetados. Deste modo, é objetivo deste trabalho avaliar a saúde geral de idosos que buscam tratamento odontológico especializado em Odontogeriatria na cidade de São Paulo-SP. Para tanto, foram utilizados de 61 prontuários cedidos pelo Curso de Especialização em Odontogeriatria da Associação Brasileira de Ensino Odontológico Regional São Paulo (ABENO-SP). A população amostral era composta de 68,85% de mulheres e com faixa etária entre 53 e 83 anos de idade. Os principais problemas de saúde relatados foram : Osteoporose (24,60%), Diabetes (8,20%), Hipertensão (44,26%), Alzheimer (1,63%), Mal de Parkinson (0,0%), Depressão (11,47%) e fratura do fêmur (3,27%). Deste modo, ressalta-se a importância da avaliação da saúde sistêmica para a escolha da terapia odontológica em pacientes idosos.

Introdução

A medicina e a odontologia devem interagir trocando informações principalmente no atendimento a pacientes idosos,já que fatores bucais podem agravar a evolução de doenças sistêmicas e estas podem comprometer o trabalho odontológico e/ou qualidade de vida dos indivíduos afetados (BRUNETTI et al. 2002).Corroborando com este raciocínio,Hamalainen et al., em 2003,concluíram que saúde bucal ruim tem relação com a crescente taxa de mortalidade entre pessoas idosas,visto que afeta a saúde geral do paciente.Moriguchi,em 1992,expôs que a perda de estética por falta de dentes e diminuição da atividade social aumenta o fator de risco de arterioesclerose cerebral,assim como o envelhecimento cerebral.Persson et al., em 2003, comprovaram que a depressão em idosos não aumenta o risco de periodontite,mas aumenta o risco de perda de dentes.

Com o envelhecimento, os indivíduos ficam por mais tempo expostos aos fatores etiológicos de doenças da cavidade bucal (cárie,perda óssea alveolar e doenças periodontais) e devem buscar o tratamento odontológico especializado.No entanto,além do conhecimento odontológico o cirurgião-dentista deve conhecer adequadamente a saúde geral do idosos,os quais normalmente apresentam um quadro de saúde complexo por serem portadores de diversas doenças crônicas e ingerirem muitos medicamentos necessitando assim de cuidados especiais(BRUNETTI et al.,2002).

Para tanto,é necessário que o profissional busque informações sobre esta população para estar preparado para atender pacientes com este perfil.O cirurgião-dentista deve receber não apenas uma formação técnica,mas também uma outra que o prepare para participar como um membro ativo de uma equipe multidisciplinar de saúde,capacitando-se para avaliar seus pacientes de forma global (MIGLIORATI,2002).

Considerando o exposto, é objetivo deste trabalho avaliar a saúde geral de idosos que buscam tratamento odontológico especializado em Odontogeriatria na cidade de São Paulo,SP...

Materiais e Métodos

Foram utilizados prontuários,cedidos pela Associação Brasileira de Ensino Odontológico Regional São Paulo(ABENO-SP) de 61 pacientes do Curso de Especialização em Odontogeriatria desta instituição com dados colhidos entre 2003 e 2007.

Os pacientes não tiveram revelada sua identidade no presente trabalho,evitando assim,possíveis constrangimentos,e estando livres de qualquer risco ou prejuízo.A analise estatística calcou-se na porcentagem de incidência dos dados obtidos.

Só foram objetos deste estudo prontuários dos pacientes que previamente haviam permitido tal avaliação, mediante assinatura de um termo quando de sua admissão para tratamento na ABENO. A assinatura de tal termo era facultativa, não implicando em qualquer alteração de seu tratamento. O trabalho foi autorizado pelo C.E.P. da UNIVAP (Protocolo: H157/CEP/2006).

Resultados

Foram analisados e tabelados os dados mais relevantes de 61 prontuários, sendo 42 (68,85%) mulheres e 19 (31,15%) homens. (gráfico 1)

A faixa etária dos idosos variou dos 53 aos 83 anos de idade, com a média de 60 anos.

Também foram questionados sobre com quem moram e 6,55% vivem sozinhos, 34,42% moram com o cônjuge, 63,93% moram com outros e 11,47% não responderam, sendo que alguns pacientes responderam mais de um item (cônjuge e outros).

Quando perguntados sobre os principais problemas de saúde que eles apresentavam,

24,60% relataram ter Osteoporose, 8,20% Diabetes, 44,26% Hipertensão, 1,63% Alzheimer, 0,0% Mal de Parkinson, 11,47% Depressão e 3,27% fratura do fêmur. (Tabela1) Quanto ao tabagismo, 8,20% relataram fumar atualmente. (Gráfico 2)

Vinte e oito (45,90%) dos pacientes responderam que dirigem carro, enquanto 32 (52,45%) não dirigem mais ou nunca dirigiram. (Gráfico 3)

Discussão

Foi possível observar uma alta incidência de hipertensão (44,26%), osteoporose (24,60%) e depressão (11,47%) na presente amostra de pacientes idosos que procuram tratamento odontológico especializado em Odontogeriatria.

Estas patologias influenciam direta e indiretamente a escolha da terapia odontológica a ser adotada, bem como o sucesso da terapia adotada (BRUNETTI et al., 2002).

A hipertensão pode ocasionar riscos cirúrgicos graves durante exodontias e cirurgias para colocação de implantes, limitando a terapia odontológica (BRUNETTI et al., 2002).

A osteoporose, quando visível radiograficamente na região dos ossos maxilares (PIRES et al., 2001) pode limitar também a aplicação de implantes dentários (COSTA et al., 2001) e pode propiciar aumento da reabsorção óssea alveolar (LA ROCCA; JAHNIGGEN, 1997).

A depressão pode ser exacerbada por fatores bucais, como a perda de dentes e a limitação da variedade de alimentos consumidos (MORIGUCHI, 1992).

As três patologias são de caráter crônico e seus gerenciamentos incluem o uso de drogas por tempo prolongado, propiciando maior possibilidade de interação medicamentosa e aparecimento de efeitos colaterais indesejáveis (MARUCCI et al., 1993).

Outras doenças crônicas importantes e com efeitos bucais indesejáveis também foram verificadas em porcentagens importantes, tais como a diabetes e a hipertensão.

Deste modo, os dados ressaltam a importância da avaliação da saúde sistêmica como passo importante no diagnóstico e escolha da terapia odontológica em idosos. A ampliação da amostra deste estudo piloto poderá também permitir a avaliação de dados ainda não considerados no presente trabalho.

Conclusões

- A grande incidência de doenças sistêmicas significativas nesta população,obriga a uma integração dos cirurgiões dentistas com o corpo médico dos pacientes idosos,por motivos de uma maior segurança nos tratamentos que precisará realizar.

- Um enfoque multidisciplinar no atendimento dos idosos se faz mister,avaliando os pacientes de uma forma abrangente e global.


Referências Bibliográficas

MONTENEGRO, F. L. B., MANETTA, C. E. Interações entre a Medicina e a

Odontologia. In: BRUNETTI, R. F. e MONTENEGRO, F. L. B. Odontogeriatria: noções de interesse clínico.São Paulo:Artes Medicas,2002,101-13.

COSTA, C. G.; SILVA JR., J. C. B.; TORTAMANO, I. P. A osteoporose é um fator de risco para a osseointegração de implantes dentários? Rev. Assoc Paul Cir Dent Nov-Dec 2001,55(6):429.

HAMALAINEN et al., Relationship between dental health and 10-year mortality in a cohort of community-dwelling elderly people. Euro. J. Oral Scien. Aug. 2003 ,111(4):291.

LA ROCCA; JAHNIGEN. Medical history and risk assessment, Dent. Clin. North Am. Oct 1997,41(4):669-79.

MARUCCI, M.F.N. Equilíbrio nutricional na terceira idade. In: CONGRESSO NACIONAL, ALIMENTOS E EQUILÍBRIO NUTRICIONAL: PERSPECTIVAS PARA O SÉCULO XXI, Anais SBAN 1993 ,3(1): 35-6.

MIGLIORATI, C. A. Medicina Bucal: O cirurgião-dentista no hospital e o paciente geriátrico. In: BRUNETTI, R. F. E MONTENEGRO, F. L. B. Odontogeriatria: noções de interesse clínico. São Paulo: Artes Médicas,2002,117-23.

MORIGUCHI, Y. Aspectos geriátricos no atendimento odontológico. Odontol Mod. Dec1992,19(4):11-3.

PERSSON, G. R., PERSSON, R. E. et al. Periodontitis and perceived risk for periodontitis in elders with evidence of depression. J. Clin. Periodontol Sept 2003,30(3):691-6.

PIRES, F. R.; JORGE JR., J.; DOMITTI, S. S.; ALMEIDA, O. P.; LOPES, M. A. Alterações radiográficas da região maxilo-mandibular,Rev.Assoc Paul.Cir.Dent Set Out 2001,58(3):173-6.

*Fumam= 8,20% Não Fumam= 91,80 %
Dirigem= 45,90%;Não dirigem= 52,45%, NR= não responderam= 1,65%

Claudia M. C. Vasconcelos1, Lílian F. L. Soares1, Fernando Luiz Brunetti

Montenegro2 , Leonardo Marchini 3
1 Universidade Vale do Paraíba (Univap),
2 Curso de Especialização da ABENO/ABO, Universidade Guarulhos
3. Universidade Vale do Paraíba (Univap), Universidade de Taubaté, Universidade Estadual Paulista (Unesp)
 

2 comentários:

  1. Minha mãe tinha muitas doenças com respeito a saúde bucal, então uma amiga me recomendou que ela tinha que ir a odontogeriatria, e eu fui com ela.

    ResponderExcluir