span.fullpost {display:inline;} LN Informa - Blog do Laboratório Nicolau: Finanças e Inteligência Emocional

3 de mar. de 2010

Finanças e Inteligência Emocional

Nesta coluna sempre procuramos analisar objetivamente a partir de dados reais, qual é a melhor forma para de se evoluir profissionalmente, admininistar corretamente um laboratório, fazer investimentos e buscar empréstimos. Nos 26 artigos que escrevemos, até agora, abordamos marketing e relacionamento dentro do Laboratório e insistimos muito em cálculo de custos, para a obtenção de preços que tornem o Laboratório lucrativo. Várias vezes falamos de produtividade ,processos e métodos de trabalho para torná-lo competitivo.Previmos a crise , quando todos estavam otimistas. Porém falhamos em um aspecto. Quais são as nossas reais motivações? Como é o processo de tomada de decisões de um TPD?

Existem centenas de livros de autoajuda e milhares de administração financeira, porém pouquíssimos que tratam de finanças comportamentais. Em 30 anos de mercado, muitas vezes vimos profissionais experientes agirem emocionalmente como leigos, comprando ações no pico e vendendo na baixa. Já vimos também donos de Laboratório gastarem fortunas , expandindo seu Laboratório de uma forma desordenada e sem necessidade ou comprarem equipamentos caríssimos, de marcas diferentes , porém que fazem examente a mesma coisa e ficam subutilizados.

No final das contas o que deveria nos motivar é ter paz, estar bem com a família, enfim ser feliz . Por que muitas vezes tomamos decisões que vão contra o objetivo fundamental de todo ser humano? Orgulho, inveja, raiva ,necessidade de ser aceito, frustrações, ou algo que “nem Freud explica “?

Só conseguimos estar bem profissionalmente , se estivermos bem emocionalmente. Como vivemos em um mundo conturbado, a terapia é a chave fundamental para o sucesso pessoal e profissional. Setenta por cento dos executivos americanos de alto nível fazem terapia , sendo que desses, oitenta por cento tem uma vida , que consideram de bom ou ótimo nível de felicidade, segundo pesquisas da Universidade da Califórnia, Berkeley.

Portanto , meus colegas, vamos ativar a nossa inteligência emocional, vamos fazer terapia, nem que seja de grupo !

Danilo Barossi Cury

Nenhum comentário:

Postar um comentário